3330 Oakwell Court, Suite 1208
San Antonio, TX 78218.
210.804.0011 – [email protected]
O uso desse formulário para comunicar-se com o escritório de advogados não estabelece uma relaciona profissional de advogado e cliente. A informação que é confidencial ou urgente não se deveria por envoar meio desse formulário.

O Ramo PACA do USDA ou Cortes Federais
This post is also available in: Inglês, Espanhol

Onde o comerciante de hortifruti deve fazer uma reclamação?

A lei PACA é geralmente executada, tanto em um processo perante o USDA, quanto nas Cortes de Distrito dos Estados Unidos. (A lei não permite a procura de um remédio em tribunais estaduais, mas em nossa experiência poucos compradores ou vendedores levam as queixas em tribunais estaduais. Muitos juízes dos tribunais estaduais não estão familiarizados com PACA e suas proteções, por isso sugerimos que nossos clientes arquivem suas ações judiciais do PACA apenas em tribunais federais, e não em tribunais estaduais.)

1.             Estados Unidos e vendedores de produtos canadenses – Quando uma reivindicação deve ser apresentada ao ramo PACA do USDA?  Geralmente, se um vendedor está reivindicando contra um comprador e o pedido é uma reivindicação pequena, então o ramo PACA do USDA é um lugar de custo eficaz para apresentar uma reclamação. Pelo custo total de uma reparação de arquivo junto ao USDA é difícil para um vendedor apresentar uma reclamação pequena, por exemplo, de 10.000 dólares, em um tribunal federal de uma forma rentável, a menos que a alegação seja combinada com a afirmação de outro vendedor. É muito difícil para uma parte contratar um advogado, pagar o depósito e honorários de advogado e prosseguir com a reclamação.

2.             Estrangeiros, carregadores não canadenses do produto – Se um carregador estrangeiro, sem base no Canadá, tem uma reclamação contra um comerciante de hortifruti dos EUA, o carregador tem que tomar uma decisão a respeito da denúncia. O vendedor não pode registrar uma reclamação que procede para o segundo estágio de uma denúncia formal, a menos que o vendedor estrangeiro faça um vínculo igual ao dobro do montante do crédito arquivado. Se um vendedor quer um arquivo  no valor de $ 50.000, o vendedor deve postar uma fiança de US $ 100.000. A caução pode ser feita por depósito em dinheiro ou através da contratação de uma empresa credenciada pela garantia do Tesouro dos Estados Unidos. Por este motivo, estrangeiros, vendedores não canadenses, raramente procedem para a segunda fase de reparações do processo com o USDA. Estes vendedores geralmente arquivam suas reivindicações em tribunais federais, onde não há exigência de ligação dupla.

3.              Como funciona o processo de reparação no ramo PACA do USDA? O primeiro passo do processo é iniciado com a apresentação de uma denúncia informal junto à filial do USDA, que abrange o local onde o comprador se baseia. Os Estados Unidos são divididos em regiões e as localizações dos escritórios regionais e os estados ou territórios abrangidos por cada um dos cargos são encontradas na página no site do PACA USDA.

Na queixa informal, a parte que faz a afirmação (o “autor da queixa”) geralmente descreve o problema que tem com a outra parte em uma transação de hortifruti (a “pessoa que responde a queixa”) e descreve por que razão considera que a conduta de quem responde a queixa era imprópria sob PACA. Uma amostra de queixa informal pode ser encontrada na página do site do USDA PACA em:

O formulário encontrado neste endereço é um formulário que pode ser preenchido on-line. É fácil de preencher e imprimir.

O autor da queixa deve anexar em qualquer fatura, confirmações de pedidos, ordens de compra e qualquer outra correspondência ou contratos referentes às operações que são objeto da queixa informal. O ramo PACA do USDA cobra uma taxa de $ 100 para a apresentação de uma denúncia informal e a taxa deve ser enviada juntamente com a reclamação informal. O USDA aceita cheques VISA e Master Card.

O processo de reparação do PACA tem um período muito curto durante o qual uma reclamação deve ser apresentada, nove meses após a reclamação ser formulada,  se você deseja obter o pagamento da outra parte ou uma auditoria dos registros de suas transações com essa parte! Se a queixa informal for formulada após o final deste período de nove meses, geralmente nove meses após a data de vencimento do pagamento ou nove meses depois que as mercadorias foram enviadas, em seguida, o USDA vai rejeitar a denúncia informal. O período de nove meses de depósito é uma das principais diferenças entre a apresentação de uma queixa PACA com o ramo PACA USDA e o arquivamento da  apresentação em um tribunal federal para proteger seus direitos sob PACA. Geralmente, o período para abrir um processo nos tribunais federais é, pelo menos, de quatro anos após a sua constituição, um período muito mais longo que o período de arquivamento que nove meses para os créditos que são arquivados com o ramo PACA USDA.

Quando a queixa informal é arquivada, o USDA irá enviar uma cópia da Reclamação informal ao Réu e pedir que o entrevistado descreva o que acreditava ter acontecido. O USDA pode tentar resolver a queixa informal, através da mediação com ambas as partes presentes em um escritório USDA. Além disso, no caso de operações de remessa entre uma reclamante e réu, o USDA pode, mas não é obrigado, realizar uma auditoria dos registros da parte que recebeu os produtos em consignação. O USDA pode, mas não é obrigado, emitir um Relatório de Investigação e fazer descobertas que podem ser usadas ​​na fase de queixa formal e se o USDA realizar uma auditoria, ele pode relatar o que acredita ser devido por um ou outro autor da denúncia ou o outro réu. Durante este tempo, o USDA pode oferecer às partes a oportunidade de mediar suas disputas ante o USDA

Se as partes não foram capazes de resolver o litígio em fase de queixa informal, o USDA irá emitir uma carta dizendo ao autor da queixa,  que o processo de reclamação informal venceu e dará ao autor da queixa  90 dias para apresentar uma queixa formal. É muito importante acompanhar este período de 90 dias. O USDA não aceitará uma queixa formal se for formulada após o término deste período de 90 dias.

Reclamações formais ante o USDA – Se o autor da queixa não resolver a sua reclamação contra o réu na fase da denúncia informal e deseja continuar com a sua pretensão ante o USDA, ele deverá apresentar uma queixa formal. O USDA tem um formulário que pode ser usado e adaptado para a apresentação de uma queixa formal:

Se a queixa formal for inferior a US $ 30.000 e se houver reconvenção pelo réu, também menor que $ 30.000, a disputa entre o demandante e o demandado será decidida pelo USDA com base exclusivamente nos arquivamentos de papel pelo demandante e o demandado, não há audiência.  Se o montante for superior a US $ 30.000, e se uma das partes pede uma audiência formal, em seguida, a reclamação será decidida por uma audiência diante de um representante do USDA.  Observe o último parágrafo do formulário de reclamação formal. Queixas formais devem ser juradas perante um tabelião.

O USDA envia uma cópia da queixa formal ao réu que deve apresentar uma resposta. Novamente, como com a queixa formal, a resposta deve ser empossada. O réu tem uma oportunidade na resposta a apresentar qualquer reconvenção que possa ser usada contra o denunciante e estas alegações podem ser decididas como parte do mesmo caso.

Se as partes não procederem com a audiência, o USDA irá conduzir o reclamante a apresentar um discurso de abertura. A declaração de abertura é a descrição do autor da denúncia do que aconteceu na transação entre o autor da queixa e o réu. Normalmente, o autor da queixa irá anexar documentos importantes que se relacionam com a transação para a declaração de abertura. Novamente, a declaração de abertura deve ser jurada perante um tabelião. A declaração de abertura está arquivada com o USDA, que por sua vez encaminha a declaração de abertura para o réu, que então tem a oportunidade de preparar e enviar sua declaração de resposta. Novamente, esta é uma descrição do lado da história do réu, com documentos-chave anexados e a declaração eletrônica deverá ser jurada perante um tabelião.

Após a declaração eletrônica ser arquivada, ao autor da queixa é dado mais uma oportunidade para apresentar uma declaração em resposta para responder qualquer uma das afirmações feitas pelo novo réu na declaração eletrônica. Esta declaração deve ser autenticada também.

Finalmente, a cada parte é dado  a oportunidade de apresentar um resumo sobre os pontos legais e questões relacionadas com o assunto entre eles. Depois que todos os resumos são arquivados, ou se uma ou ambas as partes decidirem não apresentar um resumo, o assunto é submetido a um juiz de direito administrativo, que decidirá o caso e emitirá uma ordem.

Reparação PACA com audiência  – Se tanto a alegação do autor da denúncia ou o pedido reconvencional de um entrevistado for maior que 30.000 dólares, ambas as partes têm a opção de ter a controvérsia entre eles decidida por uma audiência diante de um auditor, em vez de resolver a disputa apenas através do envio de documentos para o USDA. O USDA tem regras especiais para esses processos, e é possível solicitar depoimentos de testemunhas e, também, obter os documentos da outra parte ou de terceiros. O processo termina com uma audiência diante de um auditor. As partes podem pedir ao USDA para emitir intimações de testemunhas a comparecerem no local da audiência e dar seu testemunho na audiência. O oficial da audiência ouve o depoimento, exposições são oferecidas em evidência, as partes ou seus advogados podem fazer argumentos e toda a questão é, então, submetida a um juiz de direito administrativo que emitirá uma ordem final. O oficial da audiência ouve o caso, mas o auditor não assina a decisão formal. Se a decisão do juiz administrativo ordena por lei que uma parte pague a outra, a ordem é conhecida como uma “ordem de reparação.”

Execução de uma ordem de reparação PACA – Se as partes tiverem procedido sem uma audiência sobre o pedido de PACA ou com uma audiência, o juiz de direito administrativo irá emitir uma ordem. Qualquer das partes pode solicitar a reconsideração da ordem. Se a ordem é uma ordem que requer reparação ou que o autor da queixa pague o réu ou o réu pague o autor da queixa, (por exemplo, como resultado de um pedido reconvencional) a ordem em si não força a parte vencida a pagar a parte da vencedora. A execução de um prêmio em dinheiro contra uma parte será suspensa se a parte arquivar um apelo.  Existem dois tipos de execuções de um prêmio em dinheiro pela suspensão da licença do ramo PACA USDA e a apresentação de uma ação de execução perante o Tribunal Distrital dos Estados Unidos, onde a parte vencida estiver localizada. Mas uma  parte que ganha um prêmio de indenizações contra outra parte, precisa saber que o fato de ter um prêmio não significa automaticamente que ele irá receber o pagamento. Se nenhum recurso foi arquivado e não há vínculo de recurso feito, a que ganha um prêmio de reparações, pode abrir processo na Corte Distrital dos Estados Unidos para impor a sua concessão. A ação de execução é arquivada normalmente no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, onde a parte vencida estiver localizada. Os arquivos da parte servem para aplicar o prêmio e uma cópia da ação deve ser apresentada à parte vencida. Se nenhum recurso foi apresentado conforme exigido pelo PACA, a execução é um processo relativamente rápido, o que resulta em um julgamento, bem como honorários advocatícios para a ação de execução.

Execução por suspensão de licença  – Se uma parte contra a qual existe um prêmio de reparações não apelar e não pagar a sentença no prazo de 30 dias da data em que o prêmio se tornou definitivo, o USDA irá suspender automaticamente a licença PACA .

Se a licença PACA for suspensa, a pessoa ou entidade cuja licença foi suspensa não pode legalmente fazer comércio de produtos nos Estados Unidos. Além disso, o USDA poderá intentar as ações para barrar as pessoas filiadas com o titular da licença suspensa (chamados de “pessoas ligadas de forma responsável”) de trabalhar na indústria de produtos hortifruti dos EUA, por um ou dois anos. Se outro licenciado no PACA contrata uma dessas pessoas de forma responsável, no primeiro ano após o direito dessa pessoa de trabalhar na indústria de produtos hortifruti ter sido suspensa, corre o risco de perder sua licença PACA. Se depois de um ano, mas antes de dois anos, desde que o USDA emitiu uma ordem contra a pessoa responsável, essa pessoa só poderá trabalhar na indústria de produtos hortifruti, se ele ou ela (ou seu empregador) fizer vínculo com a USDA para cobrir eventuais perdas de qualquer comerciante que lida com hortifruti ou com a entidade a que estão afiliados. Tenha em mente que o USDA tem recursos limitados e não pode sempre, dedicar os recursos para buscar ordens judiciais contra pessoas com responsabilidade que simplesmente saem e abrem outro negócio de produtos hortifruti sem licença. Se um comerciante de produtos hortifruti não está familiarizado com um potencial comprador, vendedor, corretor ou destinatário, é uma boa idéia verificar o USDA a seção PACA do site do USDA e ver se alguém relacionado com a outra parte de uma transação tem uma ordem disciplinar excepcional contra si. Aqui está um link para a seção do site do USDA, onde qualquer pessoa pode verificar e ver se alguém tem uma ordem disciplinar pendentes do PACA contra eles.

Apelos a prêmio de reparações PACA – Se o prêmio for emitido contra uma parte em um processo que requer reparação de pagamento do PACA de um montante específico, essa parte pode recorrer, se cumprir os requisitos do PACA para entrar com recursos . Há limitações de tempo para a apresentação de tais recursos, mas o requisito mais importantes são aqueles em que, a parte contra a qual um prêmio de reparação PACA  foi emitido, deve depositar um vínculo com a USDA para o dobro do prêmio de reparação. Este vínculo pode ser em dinheiro ou na forma de uma caução de garantia reconhecida pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.  A finalidade da caução em dinheiro ou garantia é proteger a parte que obteve o prêmio de reparações, fornecendo uma fonte de pagamento do prêmio e pagamento de honorários advocatícios no caso do recurso ser bem sucedido. O recurso é depositado na Corte de Distrito dos Estados Unidos, no distrito judicial onde a sede do partido perdedor está localizado. O prêmio de reparações do USDA, onde foi feita a apelação, é admitido como prova, mas caso contrário, o apelo procede como qualquer outro ensaio civil de um caso em um tribunal federal. Se o recurso for bem sucedido, o vínculo é liberado de volta ao partido que perdeu o prêmio de reparações e que entrou com o recurso. Se o recurso for apenas parcialmente bem sucedido ou não, então o partido que ganhou o prêmio de reparações tem o direito de cobrar o prêmio fora do vínculo que foi protocolado e poderá também recolher honorários advocatícios razoáveis ​​incorridos na oposição à apelação.